ENCUENTRO ELIMINACION DE MERCURIO

 

ENCONTRO REGIONAL PARA SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE AÇÕES PARA ELIMINAÇÃO DO USO E DA EMISSÃO DE MERCÚRIO

 

Data: 26 e 27 de novembro de 2008

Local: Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP

Av. Doutor Arnaldo n.º 715 - Cerqueira César – São Paulo – Capital

 

Objetivos

 

- Circular a informação sobre o uso e as emissões de mercúrio entre atores sociais.

- Articulação com o setor Vigilância Ambiental para desenvolver ações voluntárias previstas no Programa Global do Mercúrio da UNEP envolvendo ONGs e comunidades vulneráveis.

- Abordagem do tema visando a I Conferencia Nacional de Saúde Ambiental a ser realizada em 2010.

 

Inscrições com Vagas Limitadas, através do e-mail: mercurio@acpo.org.br - (Por favor, informe: 1. nome completo; 2. entidade; 3. telefone; 4. e-mail; 5. para certificado encaminhar n.º do RG) - Livre de Taxas

 

Para maiores informações, por favor, acesse os links a seguir:

 

Programação completa: http://www.acpo.org.br/encontro_mercurio_2008/01_programa_completo.pdf

 

Cartaz do Evento: http://www.acpo.org.br/encontro_mercurio_2008/02_cartaz.pdf

 

Folder do Evento: http://www.acpo.org.br/encontro_mercurio_2008/03_folder.pdf

 

Certificado: http://www.acpo.org.br/encontro_mercurio_2008/04_certificado.pdf

 

 

RESUMO

 

Em 2003, O relatório da “Avaliação Global do Mercúrio” foi apresentado e discutido pelo Conselho Administrativo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e considerou que havia evidência suficiente dos impactos globais adversos causados pelo mercúrio e seus compostos para garantir uma ação internacional que buscasse reduzir os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

 

Entre outras medidas importantes, foi decidido que ações nacionais, regionais e globais, tanto a curto como em longo prazo, deveriam ser iniciadas tão logo quanto possível para proteger a saúde humana e o meio ambiente através de medidas que reduzam ou eliminem as emissões de mercúrio e seus compostos para o meio ambiente.

 

Em 2005 o Conselho Administrativo concordou em promover as “melhores técnicas disponíveis” para reduzir as emissões de mercúrio das fábricas de substâncias químicas e outras áreas industriais, inclusive de usinas termoelétricas a carvão, de fábricas de cloro-álcalis e da poluição causada por mineração de ouro.

 

Em fevereiro de 2007, o Conselho Administrativo estabeleceu um grupo de trabalho ad hoc para examinar e avaliar as opções de ações voluntárias e novos ou existentes instrumentos legais, cujo relatório será apresentado ao Conselho Administrativo na 25ª reunião em 2009.

 

 

Responsabilidade e Execução: - ACPO - AEIMM

 

Apoios: - Programa Nacional do Mercúrio - Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte (APROMAC) - GT Químicos - Rede Brasileira de Justiça Ambiental - Associação dos Trabalhadores Expostos à Substâncias Químicas (ATESQ) - Associação dos Expostos e Intoxicados por Mercúrio Metálico (AEIMM) - Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA) - Associação dos Trabalhadores da Indústria de Petróleo e Gás (AEPETRO) - Associação em Defesa de Reclamantes e Vitimados por Doença do Trabalho na Cadeia Produtiva do Alumínio (ADRVTD) - Associação de Vítimas do Césio 137 (AV CÉSIO 137) -  Organização de Desenvolvimento Sustentável e Comunitário (ODESC) - Ecologia e Ação (ECOA) - Núcleo de Ecomunicadores dos Matos (NEM) - Fórum Carajás - Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) - Cooperativa de Garimpeiros da Amazônia

 

Facilitação: Associação de Combate aos Poluentes (ACPO) - Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) - Sigrid Rausing Trust and the European Commission via the European Environmental Bureau - Faculdade de Saúde Pública da USP - Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde  – CGVAM - Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil - RBJA

 

-----------------------------------

 

ACPO - Associação de Combate aos Poluentes
ACPO - Associação de Consciência à Prevenção Ocupacional

Endereço para Correspondência: CAIXA POSTAL 73.923 CEP: 11025-032  - Santos – SP – Brasil

Sede: Av. Pedro Lessa n.º 2672 sala 13 - Embaré
CEP: 11025-002 - Santos - SP - Brasil

Tel/Fax: (55) (13) 3273 5313

Home: http://www.acpo.org.br
e-mal: acpo@acpo.org.br


No hay comentarios:

Publicar un comentario